ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE

ENGENHEIROS FLORESTAIS

Mãe das Associações de Engenheiros Florestais de Santa Catarina

AEFsul

Site: https://aefsul.org.br/

AEFsul nasceu através da visão do então presidente da SBEF, Eng. Florestal Carlos Adolfo Bantel, que foi passada ao então vice-presidente da ACEF, Eng. Florestal Andre Leandro Richter, em idos de 2004, tendo em vista que seria o caminho mais curto para termos assento com Conselheiro Regional no CREA-SC, e daí promover a criação da CEEF – Câmara Especializada de Engenharia Florestal, sendo que este Conselheiro da AEFsul seria o terceiro (3°), pois a ACEF e FURB já os tinham, e a UNC não era permanente pois alternava com os agrônomos; o terceiro Conselheiro garantiria a manutenção perene da CEEF no CREA-SC, a fim de defender os interesses da classe dos Engenheiros Florestais naquele Conselho Regional; e após isso pleitear a instalação da CCEEF – Coordenadorias das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal no CONFEA, tendo em vista que já existiam 02 (duas) CEEF´s (RS e MT) no Brasil, faltando a terceira, que é a regra para tal instalação.

Após o convencimento da então diretoria da ACEF, que estava sob a presidência do Eng. Ftal. Gilberto Ferretti, foi dada esta nova missão e atribuição ao vice-presidente Eng. Florestal Andre Leandro Richter para promover a criação das entidades de classe regionais dos Engenheiros Florestais, sendo que iniciou os trabalhos de convencimento e busca de apoios dos colegas do sul do Estado de Santa Catarina.

Assim, conseguindo dezenas de apoiadores, juntamente com vários colegas visionários, foi fundada a AEFsul em 21 de setembro de 2005, constituindo a primeira Diretoria, que ficou assim formada com os Engenheiros Florestais: Andre Leandro Richter (presidente); Renato Moreira de Faria (1°vice-presidente); Andrei Ramos Savi (2° vice-presidente); Maria Rosa Cé (1° primeira secretária);  Jônatas Davi Stiegemeier (2° secretário); Diana Beltrame Muller (1° tesoureira); Heiko Budag (2° tesoureira); e do Conselho Deliberativo e Fiscal: Paulo Roberto Lopes, Mario Luiz Junckes, Luiz Eugênio Aimone Nogueira, Lucian Ritzmann, Andre Silveira Rosa; e suplentes: Alessandro Santos Oliveira, Fabio Solter e Josiane Haag Solter.

Com isso, conseguimos realizar grandes conquistas através da AEFsul como

  • Abertura do CNPJ, realização de dezenas de reuniões devidamente registradas em Atas;

  • O registro da entidade de classe frente ao CREA-SC e CONFEA;

  • Criando a oportunidade de vaga a um Conselheiro Regional no CREA-SC, no âmbito da Engenharia Florestal;

  • Dando base para a criação da CEEF- Câmara Especializada de Engenharia Florestal no CREA/SC em 2011 e sua instalação em 2012;

  • Como sendo a CEEF/CREA-SC a terceira do país conseguimos criar a CCEEF – Coordenadoria das Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal no CONFEA, que está ativa até hoje;

  • Além de ações efetivas na atuação e execução de centenas de Seminários, Workshops, Cursos, Palestras de Educação Continuada – PEC com apoio da MÚTUA e do CREA-SC levando conhecimentos para centenas de profissionais ao longo dos últimos anos; e,

  • Ações continuadas de valorização da Engenharia Florestal no sistema CONFEA/CREA e perante a sociedade catarinense e brasileira, como na defesa do profissional frente a prefeituras e perante o Estado de Santa Catarina e o Brasil.

Eng. Florestal Andre Leandro Richter esteve presidente por três mandatos (na AEFsul os mandatos são de 4 anos) pelo período de set. de 2005 – out. de 2017, quando a partir de nov. de 2017 assumiu a presidência a Eng. Florestal Maria Rosa Cé, mandato até out. de 2021, quando foi eleito para a presidência, o Eng. Florestal Andre Leandro Richter, com mandato até outubro de 2025.