Workshops SINAFLOR

Aconteceu em 15 e 16 de maio na Associação Comercial e Industrial de Joinville e no Conselho Regional de Contabilidade em Florianópolis, respectivamente, dois Workshops SINAFLOR, realizados pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em parceria com a ACEF. Nestas duas edições o objetivo foi de uniformizar procedimentos, discutir rotinas do programa e orientar sobre uso do Sistema aos Analistas Ambientais das Secretarias Municipais Fundações e demais Órgãos Municipais de Meio Ambiente, e, atender também aos profissionais consultores e responsáveis técnicos habilitados no Estado de Santa Catarina a usar a ferramenta.

Workshops SINAFLOR em Joinville (D) e Florianópolis (E) em 15 e 16/05/2019

Esta foi a terceira capacitação através de Workshops ou cursos de curta duração ministrados por Analistas Ambientais do IMA e do IBAMA, que veem a Santa Catarina ministrar capacitação sobre o SINAFLOR. A primeira, realizada pela ACEF, foi em setembro de 2018 (Florianópolis, Blumenau e Rio Negrinho), a segunda foi em março de 2019 (Florianópolis) e agora, nesta terceira edição, ambas em parceria com o IMA, ocorreu em Joinville e Florianópolis, onde mais de 150 Analistas Ambientais dos municípios e profissionais Responsáveis Técnicos receberam a capacitação. A capacitação no SINAFLOR em Santa Catarina já alcançou mais de 350 profissionais desde 2018 e até o presente.

Os dois Workshops tiveram também a AEFSul e a AFlonesc como parceiras

Além dos Workshops, o IBAMA já disponibilizou a inscrição gratuita e com emissão de certificado na conclusão nos cursos à distância on line do SINAFLOR no endereço eletrônico https://ead.ibama.gov.br/ com módulos específicos para empreendedores, responsáveis técnicos de empresas e para gerentes autorizadores, gerentes operadores e analistas técnicos dos órgãos públicos municipais. Poderão ser acessados via computador ou mesmo smartphones material didático em formato PDF e vídeo-aulas, além de biblioteca virtual com materiais auxiliares, manuais e documentos necessários à operação do sistema.

Renato Moreira De Faria (ACEF), Danilo Lourenço de Souza (IBAMA), Carlos Eduardo Soares (IMA), Patrícia Inês Bueno Florindo(IMA), Rodrigo Brum Duarte (IMA), Elizangela Bortoluzzi (AEFSul) e Fernanda Ramos Simões (IBAMA) na ACIJ em Joinville.

Carlos Eduardo Soares (IMA), Fernanda Ramos Simões (IBAMA) , Danilo Lourenço de Souza (IBAMA), Elizangela Bortoluzzi (AEFSul) e Renato Moreira De Faria (ACEF) no CRC em Florianópolis.

O objetivo destes Workshops, segundo os Analistas Ambientais do IBAMA Danilo Lourenço de Souza e Fernanda Ramos Simões, uniformização de linguagem e procedimentos no SINAFLOR, condições necessárias para que o sistema funcione perfeitamente e que se alcance condições de trabalhar de forma eficiente. Destacou também o Engenheiro Florestal Renato Moreira De Faria, Secretário-Executivo da ACEF, que a uniformização procedimentos e a padronização das informações nos pedidos de autorizações permitirão menor tempo de análise de licenciamento por parte dos analistas ambientais bem como evitarão retrabalhos dos empreendedores e responsáveis técnicos, fatores que refletirão positivamente nos setores público e privado envolvidos nas atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA e obrigatoriamente realizados através do SINAFLOR ou outro sistema a ele integrado.

Por Renato Moreira De Faria – Secretário Geral da ACEF