AEFsul

AEFSUL, Associação de Engenheiros Florestais de Braço do Norte e do Sul de Santa Catarina, nasceu em 2004 com objetivo de fortificar a representatividade da classe florestal no sul do estado e, ao mesmo tempo, buscar aumentar a representatividade dos engenheiros florestais junto ao CREA, visando a criação da câmara especializada  de engenharia florestal/CEEF. Após o convencimento da então diretoria da ACEF, que estava sob a presidência do Eng. Ftal. Gilberto Ferretti, foi dada esta nova missão e atribuição ao vice-presidente Eng. Florestal André Leandro Richter para promover a criação das entidades de classe regionais dos Engenheiros Florestais. 

Após muito esforço coletivo, em 21 de setembro de 2005 foi constituindo a primeira Diretoria, que ficou assim formada com os Engenheiros Florestais: André Leandro Richter (presidente); Renato Moreira de Faria (1°vice-presidente); Andrei Ramos Savi (2° vice-presidente); Maria Rosa Cé (1° primeira secretária);  Jônatas Davi Stiegemeier (2° secretário); Diana Beltrame Muller (1° tesoureira); Heiko Budag (2° tesoureira); do Conselho Deliberativo e Fiscal: Paulo Roberto Lopes, Mario Luiz Junckes, Luiz Eugênio Aimone Nogueira, Lucian Ritzmann, André Silveira Rosa; e suplentes: Alessandro Santos Oliveira, Fabio Solter e Josiane Haag Solter.

A partir de então a AEFSUL logrou grandes conquistas. Juntamente com a ACEF, FURB, UNOESC E UNC conseguiram criar em 2011 e instalar em 2012 a CEEF- Câmara Especializada de Engenharia Florestal no CREA/SC, sendo esta a terceira do país. Com esse êxito foi possível criar a CCEEF – Coordenadoria Nacional das CEEF´s no CONFEA, que está ativa até hoje.  

Ao longo do tempo a AEFSUL foi se firmando e ampliando suas atividades. Muitas outras ações foram feitas nesses anos, como oferta de cursos via PEC/CREA, representação em entidades regionais como APAs, Condemas, palestras, além do simpósio florestal catarinense. Atuando sempre na luta pela valorização da Engenharia Florestal no sistema CONFEA/CREA a AEFSUL tem como finalidade maior congregar e defender os engenheiros florestais da região sul de SC.

Visualizar estatuto: Estatuto da AEFSUL.pdf