ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE

ENGENHEIROS FLORESTAIS

Mãe das Associações de Engenheiros Florestais de Santa Catarina

Nesta quinta-feira, 14 de agosto de 2025, marcando mais um importante passo para o fortalecimento da Engenharia Florestal no Estado, foi fundada a Associação de Engenheiros Florestais da Grande Florianópolis (AEFGF), numa assembleia regularmente convocada que contou com a participação de cerca de 20 Engenheiros Florestais, presencialmente e online. Esta união dos profissionais tem como propósito promover a valorização da categoria, fomentar o desenvolvimento técnico e científico e ampliar o diálogo com a sociedade sobre a importância da gestão sustentável dos recursos florestais na Região da Grande Florianópolis, através da atuação desta nova entidade dos profissionais Engenheiros Florestais.

Durante a assembleia, foi eleita a primeira Diretoria e os dois Conselhos da AEFGF, compostos pelos seguintes Engenheiros Florestais:

Diretoria Executiva
Presidente: Maria Rosa Ce
Vice-Presidente: Lauri Amândio Schorn
Secretário Geral: Charles Costa Coelho
Tesoureira: Elizangela Bortoluzzi

Conselho Deliberativo:
Titulares: Rafael Grani, Reginaldo Rocha Filho e Giovani Lazzarotti
Suplentes: Julio César Soznoski e Anya da Silva Almeida

Conselho Fiscal
Titulares: Mariane Hatsuno Murakami, Cristiane Ottes Vargas e Adilson Brehmer Júnior
Suplentes: Matheus Tine Palheta de Oliveira e Rafaela Prosdocini Parmeggiani

Segundo a primeira presidente eleita Maria Rosa Cé, a criação da AEFGF “representa mais um avanço na organização da classe, reforçando o compromisso dos Engenheiros Florestais com a ética, a inovação e a sustentabilidade. Além de integrar os profissionais, atuará na valorização profissional e no exercício voltado à fiscalização pelo Sistema CONFEA/CREA/MÚTUA, buscando a garantia da qualidade e da segurança dos serviços de engenharia prestados à sociedade”.

A ACEF esteve representada na assembleia pelo seu presidente Renato Moreira De Faria e pelo Vice-presidente Juliano Gil Nunes Wendt. Na oportunidade o presidente externou sua satisfação por ver surgir mais uma entidade estadual em defesa dos profissionais e que no devido tempo também passará a indicar representante junto à Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-SC (CEEF). Também colocou a ACEF à disposição de sua nova “filha” para o que for necessário para o fortalecimento da AEFGF, bem como desejou uma administração exitosa à presidente Maria Rosa Cé e sua diretoria eleitas e empossada na assembleia.