ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE

ENGENHEIROS FLORESTAIS

Mãe das Associações de Engenheiros Florestais de Santa Catarina

Aconteceu em 29 de março, em Florianópolis, o Workshop SINAFLOR, realizado pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e o Ibama. O intuito foi o de gabaritar os responsáveis técnicos habilitados no Estado de Santa Catarina a usar a ferramenta.

Todas as atividades florestais, empreendimentos de base florestal e processos correlatos sujeitos ao controle por parte dos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA, são obrigatoriamente efetuados por meio do SINAFLOR ou por sistema estadual integrado (Art. 70 da Instrução Normativa IBAMA no 21, de 24/12/2014 – Alterada pela Instrução Normativa IBAMA no 13, de 18/12/2017).

O diretor do Ibama, João Pessoa Moreira Júnior, vem percorrendo o Brasil para a realização das capacitações, afirmou que este é um passo fundamental para a evolução da implementação plena no SINAFLOR e garantiu que o órgão vem buscando ferramentas para aprimorar e facilitar o acesso ao sistema. Como capacitação a distância, viabilizada por meio de recursos do BID, Banco Interamericano de Desenvolvimento. “Vamos mostrar também um aplicativo de campo que vai ser um grande avanço na ponta”, assegurou.

O presidente do IMA, Valdez Rodrigues Venâncio, lembrou que a origem de Santa Catarina é florestal e destacou a importância do aprimoramento do sistema para garantir o controle da atividade. “É necessário que o sistema funcione perfeitamente para que tenhamos condições não só de trabalhar com desenvolvimento sustentável, mas ter o controle da circulação dessa matéria em Santa Catarina e no Brasil”.

André Sócrates, coordenador geral de monitoramento do uso da biodiversidade, destaca a organização de processos como o maior ganho com a implantação do SINAFLOR e que a partir de agora haverá dados e conhecimento de todas as autorizações emitidas no Brasil, a partir de uma padronização de todos os pedidos.

Essa é a segunda vez que o IBAMA vem a Santa Catarina ministrar Workshop sobre o SINAFLOR. A primeira foi em setembro de 2018. Na ocasião a ACEF, em parceria com o Ibama, realizou em três municípios catarinenses, Florianópolis, Blumenau e Rio Negrinho, workshop semelhante, onde mais de 75 profissionais de todo o estado receberam a capacitação.

O IBAMA estará disponibilizando um curso a distância, com material didático em formato PDF e vídeo aulas. A inscrição nos cursos e o uso da plataforma são gratuitos e com emissão de certificado na conclusão. Maiores informações e inscrições: https://ead.ibama.gov.br/

Ana Clara Fernandes Domingos – Coordenadora substituta da Cofol – IBAMA

Gabriela Brasil Dos Anjos – Gerente de licenciamento agrícola e florestal – IMA

João Pessoa Rio-grandense Moreira Junior – Diretor de gestão de uso da biodiversidade e floresta – IBAMA

André Sócrates – Coordenador geral de monitoramento de uso da biodiversidade IBAMA

Elizangela Bortoluzzi: Vice-Presidente da AEFSUL e Conselheira da câmara especializada de engenharia florestal do CREA/SC (CEEF)