ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE

ENGENHEIROS FLORESTAIS

Mãe das Associações de Engenheiros Florestais de Santa Catarina

Acontece no Campus 2 da FURB em Blumenau a 17ª edição do Simpósio Florestal Catarinense, com a participação de profissionais, pesquisadores, autoridades, parlamentares e representantes das entidades do setor de base florestal para discussão dos rumos da silvicultura catarinense. O principal objetivo do Simpósio é divulgar e discutir os desafios para uma política de desenvolvimento florestal catarinense.

Serão apresentadas as novas estratégias do governo federal para o desenvolvimento florestal, a importância econômica e social do gênero Pinus em Santa Catarina e seus desafios.

Também serão apresentadas aos representantes do setor de silvicultura as ações das Assembleias Legislativas do Sul do Brasil junto ao setor produtivo de florestas plantadas.

O Simpósio conta com o patrocínio do CREA-SC e o apoio institucional da FURB, ACR, APRE, AGEFLOR, MAPA, Embrapa Florestas, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Veja como foi o evento.


Sinalização para o XVII Simpósio Florestal Catarinense na Entrada principal do Campus 2 da FURB, Blumenau.


Programação do XVII Simpósio Florestal Catarinense – Campus 2 da FURB, Blumenau, de 30/11 a 01/12/2023.

Abertura solene do XVII Simpósio Florestal Catarinense no Campus 2 da FURB, Blumenau, em 30/11/2023.

Presidente da ACEF, Eng. Florestal Renato Moreira De Faria abriu oficialmente o XVII Simpósio Florestal Catarinense no Campus 2 da FURB, Blumenau, em 30/11/2023.

Primeiro dia do XVII Simpósio Florestal Catarinense (30/11/2023) contou com a presença de profissionais, professores, alunos da graduação e da pós-graduação de universidades catarinenses e gaúchas e de representantes da ACR, APRE, AGEFLOR, MAPA e Assembleias Legislativas de SC, PR e RS.

O representante do presidente do CREA-SC abordou o tema Ética Profissional, onde mostrou várias conexões entre o bom desempenho profissional e o desenvolvimento da silvicultura catarinense.

Programas do Ministério da Agricultura na área de fomento florestal foram apresentadas pela Coordenadora Geral de Desenvolvimento Florestal do Depto. de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas/SDI/MAPA.

O nível das palestras apresentadas foi altíssimo segundo a opinião dos presentes, principalmente no tema de invasoras vegetais e animais causadoras de prejuízos à atividade da silvicultura e ao meio ambiente natural.

Durante a palestra do Deputado Estadual por Santa Catarina Zé Milton sobre as ações da Frente Parlamentar da Silvicultura de SC os profissionais puderam identificar ótimas oportunidades de trabalho para os Engenheiros Florestais catarinenses.

As contribuições dos Deputados Estaduais Zé Milton (SC), Artagão (PR) e Rafael Ferreira, assessor do Deputado Búrigo (RS) durante o debate sobre as realidades das legislações florestais de cada estado muito contribuíram para o aprimoramento da legislação florestal e ambiental em discussão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina ALESC.

Segundo dia do XVII Simpósio Florestal Catarinense (01/12/2023) contou com a apresentação das entidades empresariais de SC, PR e SC, que mostraram as realidades nos três estados do Sul do Brasil quanto à questão de legislação e seus principais gargalos que dificultam a silvicultura, especialmente de Pinus.

Segundo dia do XVII Simpósio Florestal Catarinense em 01/12/2023. O representante do SINDIMADE/FLOEMA apresentou perspectivas de como conter o Déficit no setor de Florestas Plantadas no Sul do Brasil no atual cenário de consumo, apresentando o caso do Programa Refloresta Alto Vale.

Foi apresentado um diagnóstico atualizado dos 16 anos do Inventário Florístico Florestal de Santa Catarina, o “senso” das florestas catarinenses, também conhecido como o programa FlorestaSC.

Cada tema apresentado nos dois dias do Simpósio teve sua contextualização realizada por profissionais e professores de renomado currículo, que muito contribuiu para o alto nível das discussões e conclusões do XVII Simpósio Florestal Catarinense.

O Deputado Federal Cobalchini (SC) impossibilitado de se fazer presente por compromissos urgentes em Brasília, enviou mensagem por via remota para os participantes do XVII SFC Colocou-se à disposição do setor florestal para a elaboração em nível federal de uma política de desenvolvimento florestal que atenda os anseios do setor, enalteceu a iniciativa e colocou-se à disposição do setor da silvicultura no âmbito legislativo federal.

A ACEF vem a público agradecer a presença de todos os profissionais que participaram do XVII SFC, em especial aos que deram o seu apoio na preparação e durante o evento. Agradecemos também ao CREA-SC que patrocinou o XVII SFC, à FURB que apoiou com suas instalações e professores palestrantes.
Também contribuíram muito para o êxito do Simpósio os representantes da ACR, APRE, AGEFLOR, MAPA e Assembleias Legislativas de SC, PR e RS. Suas participações e colaborações nos debates e proposição de medidas em prol do desenvolvimento do segmento florestal produtivo muito contribuíram para a silvicultura catarinense!